LUZ NO FIM DO TÚNEL
Declarações destacam “coragem” e “respeito ao devido processo legal” do ministro do STF

Bolsonaristas goianos comemoram voto de Luiz Fux (Foto: Agência Brasil)
O longo voto do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), que absolveu o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros réus das acusações da Procuradoria-Geral da República (PGR) no processo sobre a suposta trama golpista, repercutiu entre lideranças bolsonaristas do PL em Goiás. O juiz passou mais de 14 horas para ler toda sua posição. Contudo, dirigentes e parlamentares do partido elogiaram a manifestação de Fux e afirmaram que a decisão traz um “sopro de esperança” à base aliada do ex-chefe do Planalto.
Vice-presidente estadual do PL, o ex-deputado estadual Fred Rodrigues disse ao portal Mais Goiás que o voto de Fux “criou um clima de velório” na Primeira Turma do STF. Para ele, o ministro expôs as “contradições” da Corte e apontou a incompetência do tribunal para julgar Bolsonaro.
LEIA MAIS
Quem indicou o ministro Luiz Fux ao STF?
Perfil: saiba quem é o ministro Luiz Fux
Luiz Fux usa peruca? Cabelo do ministro do STF vira meme
“O voto de Fux criou um clima de velório claramente visível nos rostos de Moraes, Dino e o restante da primeira turma. Luiz Fux decretou a anulação do processo de Bolsonaro no STF baseado em decisões anteriores do próprio STF, que seus colegas conhecem bem, mas optaram por ignorar de forma cínica”, afirmou Rodrigues.
“Fux expôs para o mundo o que o regime quis esconder: Bolsonaro está sendo julgado no lugar errado, pelas pessoas erradas, com base em ‘leis’ que só existem para ele. Luiz Fux precisa ser protegido. É muito perigoso dizer a verdade nos lugares onde os poderosos dizem mentiras.”
“Esperança” para os aliados
O senador Wilder Morais, presidente estadual do PL, afirmou que a manifestação de Fux trouxe “esperança” para Bolsonaro e seus apoiadores.
“Nesse momento difícil que o presidente Bolsonaro enfrenta, quando muitos já achavam não haver mais solução, surge o ministro Luiz Fux trazendo esperança. Sua manifestação confirma o que nós, brasileiros, já vínhamos acompanhando e vai ao encontro do que foi exposto pelos advogados de defesa”, disse Wilder.
“Em meio às incertezas que muitos julgavam sem saída, a palavra firme do ministro Luiz Fux reforça o que nós já percebemos. Nós confiamos na verdade.”
Homenagem e título de cidadão a Luiz Fux
Na Câmara Municipal de Goiânia, o vereador Vitor Hugo também exaltou o voto de Fux durante uma sessão solene que homenageou mais de cem advogados goianos e contou com a presença do presidente da OAB-GO, Rafael Lara. Ele afirmou que a coincidência da homenagem com o dia do voto de Fux tornou o evento “ainda mais simbólico”.
“Um voto técnico, corajoso, divergente, que se sustentou na doutrina, na letra da lei, na jurisprudência atual e nos princípios mais basilares do direito penal. Ao assistir à leitura desse voto, lembrei-me do porquê escolhi estudar Direito: a busca pela justiça, pela verdade, pela dignidade da pessoa humana e pelo devido processo legal”, afirmou o parlamentar.
O vereador anunciou ainda que protocolou uma proposta de concessão do Título de Cidadão Goianiense a Luiz Fux, cuja votação deve ocorrer nos próximos dias na Comissão de Cultura e, depois, no Plenário.
Críticas ao STF
Já o vereador de Aparecida de Goiânia, Dieyme Vasconcelos, classificou a decisão como um “ato de coragem” do ministro diante de um julgamento que, segundo ele, deveria começar na primeira instância da Justiça.
“O Fux acabou de dar voto contrário a toda essa farsa do Judiciário, onde um processo teria de iniciar em primeiro grau. Fux honra a toga. É o único que está honrando a própria toga diante dessa farsa nesse STF”, afirmou.
LEIA TAMBÉM
Fux declara incompetência do STF para julgamento contra Bolsonaro
‘Responsabilidade criminal deve ser provada’: Fux vota para absolver Bolsonaro
Dino ironiza Luiz Fux sobre livrar de réus da trama golpista; vídeo