POLÍTICA
Lula acusou ex-presidente Bolsonaro de tentar dar golpe para impedir posse dele em 2023: ”fugiu como um rato foge’

Presidente Lula (Foto: Flickr/Palácio do Planalto)
Em evento que aconteceu nesta quinta-feira (24) no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, o presidente Lula defendeu que o antecessor dele, Jair Bolsonaro (PL), pague ‘pelas bobagens que fez’.
“O cara que tentou dar o golpe, para não dar posse para mim. Não teve coragem de me esperar. Fugiu como rato foge. Agora, fez as bobagens que fez. Mandou o filho dele [Eduardo Bolsonaro], sair de deputado federal e ir para Washington pedir para que o presidente Trump intervenha no Brasil“, disse Lula.
“É uma vergonha. Isso é falta de caráter. É falta de coragem. Fez as m… que fez, pague pelas m… que fez“, disse o presidente, se referindo a Jair Bolsonaro.
Lula voltou a contra-atacar o presidente norte-americano, Donald Trump, que ameaça aumentar ainda mais as tarifas impostas aos produtos importados brasileiros. “Ele acredita em bruxa? Alguém aqui acredita em bruxa para ter caça às bruxas. Ele mandou uma carta pedindo para imediatamente pararem de perseguir o Bolsonaro. Um desaforo desrespeitoso com o Brasil e a Justiça brasileira. Depois ele disse: as nossas big techs, as nossas empresas, não podem ser controladas, porque isso é ferir a liberdade de expressão. Não. (…) Aqui dentro do Brasil elas serão regulamentadas“, disse Lula.
“Eu fiquei pensando: o que fazer? Ele não quer conversar, se ele quisesse conversar, ele pegava o telefone e me ligava.”
“Mas ele não quis conversar. Ele nos deu até o dia 1º [de agosto]. Se não dermos resposta até o dia 1º, ele vai taxar nosso comércio em 50%. Vou contar uma coisa para vocês: eu não sou mineiro, mas eu sou bom de truco. Se ele estiver ‘trucando’, ele ‘vai tomar um seis’“, disse Lula.
“Aqui ninguém põe a mão. Este país é do povo brasileiro“, afirmou o presidente. “A única coisa que eu peço ao povo americano é que respeite o povo brasileiro, como eu respeito o povo americano.”
“O Trump foi eleito para ser o presidente deles. Imperador do mundo nós não queremos.”