Durante a gravidez, hábitos comuns de beleza precisam ser revistos. As mudanças hormonais tornam a pele mais sensível e aumentam a chance de irritações e manchas, além de exigir cuidado com substâncias químicas.
O uso diário de filtro solar é fundamental para prevenir manchas, principalmente o melasma. Fórmulas físicas, à base de óxido de zinco ou dióxido de titânio, são as mais indicadas nesse período.
A depilação a laser deve ser evitada. Além da maior sensibilidade da pele, não há comprovação científica suficiente sobre a segurança do procedimento para o feto.
A vitamina C pode fazer parte da rotina de cuidados faciais. Ela auxilia na uniformização da pele e no controle de manchas, sendo mais segura em concentrações moderadas.
Tinturas capilares tradicionais não são recomendadas durante a gravidez, especialmente as que contêm amônia ou chumbo. Já os tonalizantes podem ser utilizados com cautela após a 12ª semana.
Escovas progressivas estão contraindicadas devido à presença de substâncias que liberam vapores tóxicos prejudiciais à saúde.
Informação correta ajuda a evitar riscos desnecessários e garante mais segurança para mãe e bebê.
Dr João Batista Pinto em Goiânia
Acesse o site: institutoana.com.br

