COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT
Prefeito anuncia o desligamento de 668 servidores já aposentados, gerando economia de R$ 44 milhões por ano

Mabel: “Nossa meta é alcançar equilíbrio financeiro até outubro deste ano” (foto divulgação)
O prefeito Sandro Mabel anunciou, na manhã desta quarta-feira (9/7), mais um passo importante na reestruturação da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e na meta de torná-la superavitária. Em entrevista coletiva na sede da empresa, o prefeito anunciou o desligamento de 668 servidores já aposentados. No passado, a companhia não tinha condições financeiras de pagar os acertos e os colaboradores continuaram no quadro da empresa mesmo depois de se aposentarem. Mabel articulou aporte para o pagamento das verbas rescisórias e a ação vai trazer uma economia anual de R$44 milhões.
“Nossa meta é alcançar equilíbrio financeiro até outubro deste ano e preparar a companhia para, no futuro, participar de grandes licitações ou até abrir capital”, disse o prefeito. A ação de hoje se soma a várias outras previstas no plano de reestruturação da empresa, reduzindo despesas com o pessoal, e garantindo a reestruturação e equilíbrio econômico do órgão. Desde o início da atual gestão, a Comurg reduziu em 27% a folha de pagamento e cortou 80% dos cargos comissionados, de 532 para 102. A estrutura administrativa foi enxugada, com corte de chefias e diretorias.
Apesar da importância histórica da Comurg para a capital, a empresa gerou crises políticas e financeiras em todas as gestões passadas. Uma das grandes críticas à companhia é que ela servia de “cabide de emprego” para indicados políticos, principalmente de vereadores. Com mais uma etapa do plano de reestruturação sendo colocada em prática, Mabel mostra, aos poucos, que a viabilidade da empresa é, de fato, possível.