POLÊMICA
Presidente falava das ações do governo de Donald Trump no mar do Caribe, próximo a Venezuela
Lula diz que traficantes são “vítimas dos usuários” (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que traficantes são “vítimas dos usuários”. “Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, declarou o petista em Jacarta (Indonésia) ao falar das ações do governo de Donald Trump no mar do Caribe, próximo a Venezuela.
Vale citar que o governo dos Estados Unidos autorizou operações encobertas na Venezuela pela Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA) com o intuito de combater o narcotráfico e a repatriação de cidadãos norte-americanos detidos no País. Ainda em sua fala, Lula fez críticas a intervenções unilaterais em territórios estrangeiros.
“Eu, antes de falar, de julgar alguém, antes de punir alguém, eu tenho que julgar essa pessoa. Eu tenho que ter provas”, disse ao defender o respeito à soberania dos países. “Você não pode simplesmente dizer que você vai invadir, que vai combater o narcotráfico na terra dos outros. Você leva em conta a Constituição dos outros países, a autodeterminação dos povos, você leva em conta a soberania territorial de cada país.”
Lula informou que pode tratar destes assuntos, caso se encontre com Trump em Kuala Lumpur, na Malásia. O petista já afirmou que pode tratar de qualquer tema com o líder dos Estados Unidos.


