
Por Kenrick Cai
MOUNTAIN VIEW, Estados Unidos (Reuters) – O Google, da Alphabet (NASDAQ:GOOGL), inicia sua conferência anual de desenvolvedores nesta terça-feira com uma enxurrada de anúncios que devem mostrar seu grande investimento em inteligência artificial, ao mesmo tempo em que procura afastar as preocupações dos investidores sobre o futuro de seus negócios.
A conferência I/O, em Mountain View, no Estado norte-americano da Califórnia, adotou um tom de urgência crescente desde que o surgimento da lA generativa se tornou uma nova ameaça ao
Google.
Nos últimos meses, a empresa se tornou mais agressiva ao afirmar que alcançou os concorrentes, depois de parecer desanimada com o lançamento do ChatGPT pela OpenAl.
Os principais executivos da Alphabet, incluindo o presidente-executivo, Sundar Pichai, citam com frequência a posição de liderança da empresa com os modelos de lA Gemini, à frente dos principais concorrentes, incluindo OpenAl e Meta.
No início deste mês, as ações da Alphabet perderam US$150 bilhões em valor de mercado em um dia, depois que um executivo da Apple (NASDAQ:AAPL) testemunhou, durante um dos processos antitruste do Google, que as ofertas de IA haviam causado, pela primeira vez, um declínio nas pesquisas no navegador Safari da Apple.
Por sua vez, alguns analistas reavaliaram a forma de medir a participação dominante do Google no mercado de buscas, que há anos gira em torno de 90% segundo as métricas tradicionais.
Uma nota de um analista da Bernstein neste mês colocou o número em 65% a 70% ao contabilizar o uso de chatbots de IA. Analistas do Wells Fargo
(NYSE:WFC) estimaram que a participação de mercado do Google poderia cair para menos de 50% em cinco anos.
Os analistas apontaram para uma mudança comportamental que está atraindo os usuários para os chatbots de IA em vez de mecanismos de busca tradicionais.
A posição de mercado do Google pode ser ainda mais abalada pelo resultado de processos judiciais, em particular um par de ações antitruste movidas pelo Departamento de Justiça dos EUA, que está buscando a venda forçada de partes da Alphabet, incluindo o navegador Chrome.
IA é responsável pela maior parte dos US$75
bilhões de investimento da Alphabet previsto para este ano, um aumento dramático em relação aos US$52,5 bilhões desembolsados em 2024. Em abril, o presidente-executivo, Sundar Pichai, reiterou esses planos de investimento.
A empresa começou a experimentar a inserção de anúncios em conteúdo gerado por lA em maio passado, embora tenha evitado mudanças radicais.
Enquanto isso, o Google está desenvolvendo outros fluxos de receita para monetizar a IA. Na semana passada, a empresa disse à Reuters que seu serviço por assinatura Google One ultrapassou 150 milhões de clientes, com a ajuda de “milhões” de usuários que optaram pelo plano de US$19,99 por mês que permite acesso a recursos de IA indisponíveis para a maioria dos usuários gratuitos.