COLUNA DO JOÃO BOSCO E
Maioria esmagadora dos entrevistados apoiam resposta do petista

Lula venceria todos os adversários (foto Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Realizada em meio ao impacto do tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos importados do Brasil, a pesquisa Quaest, publicada nesta quinta-feira (17/7), aponta que o embate fortalece o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PR) e enfraquece o bolsonarismo de modo geral.
A Quaest indica que 72% dos brasileiros avaliam que Trump errou ao penalizar o Brasil em razão de Bolsonaro. E 53% acham correta a resposta do presidente Lula, que promete retaliação comercial proporcional.
Lula também seria vencedor contra todos os adversários testados em simulações de segundo turno da eleição de 2026. Mesmo nos casos de empate técnico dentro da margem de erro, como no confronto com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista aparece numericamente à frente, com 41% contra 37%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 14 de julho em 120 municípios brasileiros, com 2.004 entrevistados e margem de erro de dois pontos percentuais. O levantamento é financiado pela Genial Investimentos e tem nível de confiança de 95%.
Na disputa direta com Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pode ser preso por tentativa de golpe de Estado, Lula também cresceu: agora tem 43% das intenções de voto contra 37% do adversário. Em maio, ambos apareciam empatados com 41%.