VIOLÊNCIA
Parlamentar diz que foi alvo de ofensas com teor racista e transfóbico em vídeo publicado pela influencer e pede R$ 50 mil de indenização

‘Preta do cabelo duro’: Erika Hilton acusa Antônia Fontenelle de racismo (Foto: Zeca Ribeiro – Câmara dos Deputados)
A deputada federal Erika Hilton (PSol-SP) processou, neste sábado (19), a atriz e influenciadora Antonia Fontenelle por racismo. A parlamentar diz que foi alvo de ofensas com teor racista e transfóbico em vídeo publicado pela influencer e pede R$ 50 mil de indenização.
O caso foi revelado pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. Sobre a gravação, Fontenelle afirma que a Hilton é “preta, do cabelo duro, como todos os pretos são”. Ela também diz aos gritos que eles devem parar “de querer ser brancos e ser loiros porque vocês não são”. E, ainda, que vai “puxar a peruca e deixar careca” a deputada, se for confrontada, e pega nos próprios cabelos: “Isso aqui é meu.”
Fontenelle fez os comentários quando lia que parlamentares do PT e do PSol votaram contra um projeto que altera a Lei de Execução Penal e passa a exigir, pelo menos, 80% da pena para progressão de regime no caso de crimes hediondos. O texto foi proposto pelo deputado Alfredo Gaspar (União-AL).
Os advogados da deputada do PSol argumentaram que o vídeo da atriz fere a honra, a dignidade e a imagem da congressista. Apontaram, ainda, que se trata de injúria racial e transfobia, além de citar decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que equiparam a homotransfobia ao racismo, crime inafiançável e imprescritível.
Conforme os juristas, Fontenelle é reincidente em condutas ofensivas e já responde a outras ações por calúnia, injúria e difamação. A ação foi protocolada no Juizado Especial Cível da Comarca de São Paulo.
O Mais Goiás não conseguiu o contato da assessoria da atriz. O espaço segue aberto, caso haja interesse.
Antônia Fontenelle vive de ódio e preconceito. Agora, atacou @ErikakHilton com racismo e transfobia disfarçados de “opinião”.
Pelo histórico dela, já passou da hora de responder na Justiça e ir para trás das grades pelos crimes que cometeu. Chega de tanta impunidade! pic.twitter.com/f8GpfwMz42
— Liana Cirne 1️⃣3️⃣🇧🇷⭐🚩 (@LianaCirne) July 19, 2025
LEIA TAMBÉM:
Tarifaço de Trump: Caiado anuncia linha de crédito para proteger economia de Goiás