Alego aprova extensão da calamidade financeira em Goiânia por mais seis meses - Catalão News



Início » Alego aprova extensão da calamidade financeira em Goiânia por mais seis meses

Alego aprova extensão da calamidade financeira em Goiânia por mais seis meses

de catalaonews


Decreto renovado

Renovação do decreto autoriza prefeitura a manter medidas de ajuste fiscal até o fim de 2025

Imagem do painel de votação

Projeto da Secretaria da Fazenda é aprovado com 30 votos a favor e 7 contra, após controvérsias sobre sua necessidade (Reprodução: TV Alego)

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou nesta quinta-feira (3/7), durante sessão extraordinária híbrida, a prorrogação do estado de calamidade financeira em Goiânia por mais seis meses. O projeto, formalizado pela Secretaria Municipal da Fazenda, recebeu 30 votos favoráveis, 7 contrários e duas ausências foi aprovado após controvérsias sobre sua necessidade.

O pedido foi apresentado pela Prefeitura de Goiânia com base no comprometimento da capacidade de pagamento da administração, acúmulo de dívidas e desequilíbrios nas contas públicas. A matéria foi apreciada durante a 1ª autoconvocação extra da Casa.

Na véspera da votação, o prefeito Sandro Mabel (União Brasil) telefonou pessoalmente para diversos deputados estaduais pedindo apoio à proposta. De acordo com o chefe do executivo municipal, chegou a “suplicar” pela aprovação. “Todos demonstraram disposição para ajudar Goiânia”, afirmou.

Ele também chegou a declarar em entrevistas que iria condicionar seu apoio aos deputados estaduais nas eleições de 2026 a aprovação do projeto, o que intensificou a fervura em torno da pauta.

Com a renovação do decreto, a gestão municipal poderá manter medidas excepcionais de ajuste fiscal até o final de 2025, como a suspensão de metas previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), reestruturação de contratos e renegociação de dívidas com fornecedores e instituições financeiras.

Votaram contra a prorrogação os deputados Antônio Gomide (PT), Clécio Alves (Republicanos), Gustavo Senna (PSDB), Issy Quinan (MDB), José Machado (PSDB), Major Araújo (PL) e Mauro Rubem (PT). Já Bia de Lima (PT) e Delegado Eduardo Prado (PL) estiveram ausentes.

Leia mais:

Assembleia encaminha ao TCM prorrogação do estado de calamidade financeira em Goiânia

TCM-GO dá sinal verde para que calamidade financeira seja decretada em Goiânia

Vereadora aciona TCM para suspender prorrogação da calamidade financeira em Goiânia



Leia Mais

Você pode gostar